quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pais & Filhos


"E o que disserem, meu pai sempre esteve esperando por mim."
Renato Russo


Aprendi com meu pai(e ele aprendeu sozinho e a duríssimas penas) a estar no mundo prestando muita atenção no resultado de minhas decisões e atitudes. Ele quis, e lhe agradeço eternamente o cuidado, que eu não atropelasse as pessoas com minhas vontadesinhas, com minha ira. Entendia que ser "segura, decidida, forte, minha filha!", passava antes e necessariamente por respeito e amor ao próximo.
Experimentou o mal e aquilo era bem uma ferida aberta no lugar do coração. Lhe atenuaria a agonia( que nunca lhe roubou a ternura), que eu fosse capaz de entender que É feliz quem FAZ feliz. Era lindo, meu pai. LINDO!
Morreu de um câncer que ele mesmo "fabricou". Penitência? Fumou até se fuder. Devotado à minha mãe, que tem problemas cardíacos, passava as madrugadas na calçada sendo devorado pelos venenos do cigarro, mas protegendo-a da intoxicação passiva.
Nem tudo deu certo naquela família. Mesmo de pais incríveis nascem crias deformadas. Não tenho e nem me interesso pela idéia que fazem os meus irmãos daquele pai. Suponho, pelo bom caráter e proceder do mais velho, que lhe guardem bons exemplos. Mas é que realmente não reconheço a participação deles naquele lance. Pra mim, e não por desamor a eles, só havia meu pai e eu, eu e meu pai e pronto. Por causa dele aflorou de minha índole esta preguiça, este desinteresse por conquistar coisas, espaços e pessoas a partir de engodos, embustes, rasteiras. Nem pensar depositar na sua conta, ou de quem quer que seja, traumas que justifiquem minhas fraquezas e fracassos. Pra ele, a coragem, a verdade. Fosse o que fosse.

-Não passei de ano, PORQUE NÃO ESTUDEI, mas posso fazer dependência numa outra escola.
-Com aquele boletim que se espremer sai sangue? Nem pensar! Vá estudar e me deixe ver o futebol sossegado (jogo do mengão).

Éramos assim. Desde as coisas mais simples, às mais graves. "Cuidado, toda ação provoca uma reação. Arque com as conseqüências das suas". E já paguei o justo preço de muita merda.
Madura, minha visão de mundo tende a seguir-lhe a direção. E se ainda assim não me tornei grande coisa, sua parte ele fez.
O dia mais feliz da minha vida foi quando ele morreu. "Graças a Deus!", eu disse. Cessava enfim a dor de quem eu mais amei. De longe, putz, de muito longe, quem eu mais amei! E de muito mais longe ainda, quem mais me teve amor na pequenêz desta minha vida.
Quando escolhi a Filosofia e o Teatro, para alguns parecia um desrespeito aos sacrifícios de meu pai para manter-me numa boa escola em Fortaleza, longe dele desde os meus treze anos. Para ele, a glória! "Deixe a minha filha com a profissão que gosta", dizia à minha mãe que, apesar de artista e talvez por isso mesmo, condenava-me as escolhas. Que ele tenha acreditado, é ouro pra mim.
O Edson é muito mais do que caberia neste recanto. Não choro a sua falta, pois não há. Não ficamos nos devendo nada. Demos um ao outro o que tínhamos de melhor e isto é o conforto absoluto diante do inevitável.
Se hoje exponho um tantinho dele, é porque ontem o Eros, meu marido, mostrou-se mais uma vez tão, mas tão admirável, que me comoveu! Não tenho autorização para revelar de meu parceiro mais que uma piada ou outra naquele seu cearês genérico. Falo então de quem ele me lembra quando se posta íntegro, generoso, sereno e muito firme ao defender seus irreprováveis princípios.
E pelo amor de Deus, os meus amigos das "gias", vão se fuder com esse negócio de que "Freud explica"!

Um beijo desta CERONHA mais PONTES do que nunca!

Recife-PE, 07 de julho de 2010.

4 comentários:

  1. Muito emocionante esse depoimento sobre o seu pai, amiga! Eu o conheci e posso confirmar sim, q ele fez a sua parte, e muito bem, em relação a você. Muito me enaltece ter partilhado com você a nossa infância no Tambas, assim como nossos pais foram por demais amigos e eram felizes por se conhecerem bem. Permaneça sim, relembrando essas preciosidades, pois é o que deixaremos de fato aos mais queridos nosIvaneide Ximenes. sos. Saudades eternas e bjs!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom saber um pouco mais daquele de quem guardo uma vaga imagem na minha festinha de aniversário de 3 anos... e outras, mais nítidas, do meu despertar no quarto dos fundos com ele puxando meus dedos do pé... Lindo! Lindo! Frutos podres tem sementes intactas, e delas há uma grande possibilidade de surgirem seres bacanas... TE AMO SEM FIM E SEM DIMENSÃO!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossas famílias estão eternamente ligadas,já te falei da importância do seu pai na minha vida.Com certeza ele não se arrependeu,está te aplaudindo lá de cima.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tão bom quando se aprende pelo exemplo. Emocionante mesmo, e tão verdadeiro! Amei as 'gias' e ' Freud', rsrsrs e ainda fica ressoando assim na minha cabeça : "- É feliz quem FAZ feliz!"

    ResponderExcluir