sexta-feira, 2 de julho de 2010

ANGIE


Parece que foi em outra vida.
Arrancaram-lhe o doce e a boca espumava ira. Despejou naquela tarde o seu mais longo e dramático choro. Sem testemunhas.
Esbanjando frustração e revolta, praticou seu repertório de violências contra tudo que lhe atravessasse o descompasso nas estreitezas do apartamento. Doía pra si. Quanto mais se ouvia, mais urrava. Mais machucada, tanto mais quebrava. Empregou no desatino torrencial toda a reserva de lágrimas destinadas a pequenas possíveis futuras dores. Deu-se ao exagero até desmaiar, extenuada.
Era noite já, dessas muito e confortavelmente escuras, quando recuperou os sentidos. Com exceção dos olhos (que se abriram), não ousou qualquer outro movimento. Observando-se naquela imobilidade voluntária, constatou gozar de raro repouso e estranho contentamento. Então alvoreceu sem mais medo de si.
Sã, teria preferido livrar-se da tormenta de um modo menos vulgar. Mas nunca se penitenciou pelo mal que lhe assaltou o juízo. Pensou que a vida carece de lances ridículos e pronto.
Compensou-lhe o prejuízo das quinquilharias que lhe poluíam a morada, a boa disposição para remover os cacos. Não deixou vestígio. No corpo, as marcas do auto-flagelo carregava agora como se fossem de outra. Sarou as feridas "alheias" com ungüentos que só então descobria em si. E seguiu. Dizem que sorrindo.
O tanto de água e sal que lhe restou, derramaria cuidadosamente quando e apenas quando fosse verdadeiramente necessário.

CERONHA PONTES
Recife-PE, o2 de julho de 2010

"Você não pode dizer que nunca tentamos": http://www.youtube.com/watch?v=rZyMppRtuoE&feature=related

3 comentários:

  1. Oi Cecé, estou invadindo o seu blog. Vc. me fez lembrar Clarice Lispector.
    Lindo conto
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pessoas como Ceronha dominam a arte de qualificar as coisas de uma forma insperada e até surreal, pois saem do real e assumem uma posição privilegiada: aquela em que conseguem ver o 'todo', a totalidade dos sentimentos. E ainda conseguem dizer tudo aquilo que sentimos de uma forma tão 'limpa'.
    Alvorecer é o melhor que podemos fazer, recomeçar,pelo menos tentar...

    ResponderExcluir