sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Banho de Loja




Certa vez, há muito tempo, um amigo terapeuta (e não o contrário) disse a Alice num momento em que ela estava,digamos assim, deeeeeeeensa:

-Ah, vai fazer as unhas.


Alice, é claro, naquele contexto compreendeu que era bem o jeito bruto dele abreviar uns muito conhecidos versos (polêmica e largamente cantados) da maravilhosa Cecília Meireles:


"Que eu ainda sou bem moço para tanta tristeza,
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois senão chega a morte ou coisa parecida,
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida."


Hoje, não sei por qual tamanha agonia, Alice resolveu experimentar a coisa, digo, o conselho, ao pé da letra. Marcou salão. Verdade. Pé, mão e, pasmem, cabelo. 

Foi mais longe. Quis saber como é compensar frustração com roupa nova. Mandou ver num vestido amarelo. Leu em algum site que o amarelo tá na moda, então... 
Se teve sapato? De salto. Nude. Também leu que o nude é elegante. 
Ó do Borogodó mesmo foi um cinto com uma corrente dourada lamentável. Horror, meus deuses, horror!
Agora ela está aqui, envergonhada, enroscada nas minhas pernas e cobrando compreensão. Onde já se viu? Tasquei-lhe um "carão".

- Muito me admira uma mulher como a senhora posando de baratinha. Se passar por um paninho de grife e um sapato de salto? É demais pra mim. Acorrentada com este cinto bizarro eu nem lhe conheço, viu? Nem fale comigo na rua. Vexame certo, pra senhora e pra mim. Da próxima vez faça um exame profundo de consciência e personalidade antes de sair por aí tomando banho de loja. Falando em banho, saia da minha cola e ande logo tirar esta inhaca de shopping. Oh, náusea! Depois tome um café forte que eu tenho certeza que aquele amarelo indeciso entre o ovo e a desgraça vai lhe dar uma ressaca infeliz. Ande, mulher! Largue de choro e me deixe aqui ouvindo o amigo Rodger Rogério cantando esse negócio bonito que só. Aliás, vá agora não, venha cá, escute um pouco que é pra ver se a  senhora recorda quem a senhora é e de onde veio.


Ceronha Pontes 

Recife-Pe, 23 de novembro de 2012

P.S.: Rezando por uma terceira. Que me equilibre.

O Rodger num momento lindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário